Brasil Sem Miséria: Diálogos com a sociedade acontecem dia 19 de setembro Quarta edição do balanço com a sociedade civil é oportunidade para compartilhar experiências com representantes de movimentos sociais e debater estratégia brasileira de superação da extrema pobreza
A quarta edição dos "Diálogos Governo – Sociedade Civil: Brasil Sem Miséria" será realizada no dia 19 de setembro, das 13h30 ás 18h, no Palácio do Planalto, em Brasília. O evento é uma oportunidade para o governo federal compartilhar o balanço das experiências adquiridas nos dois anos de atividades do Plano com representantes de movimentos sociais, além de debater os desafios da estratégia brasileira para avançar na superação da extrema pobreza.
"A ideia é manter um intercâmbio que assegure a transparência das ações do Brasil Sem Miséria e amplie os canais de diálogo entre governo e sociedade", explica o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome (MDS), Tiago Falcão. O evento contará com a ministra Tereza Campello, do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, da ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e de representantes dos diversos segmentos sociais envolvidos na temática do enfrentamento da pobreza.
Mais informações: Envie um e-mail para bsm@mds.gov.br
Participação - Além dos “Diálogos”, a participação social no Plano Brasil Sem Miséria também se dá por outros canais – como as conferências e conselhos nacionais de políticas públicas – e em momentos de destaque na agenda nacional, como ocorreu com a “Arena Socioambiental”, realizada durante a Rio+20.
As políticas públicas que fazem parte do Plano Brasil Sem Miséria contam com instâncias de participação social já consolidadas em fóruns constituídos pelos ministérios responsáveis em parceria com a sociedade civil. A participação social no Plano não pretende replicar essas instâncias já existentes, mas fortalecê-las e complementá-las. O objetivo é pautar a discussão do Brasil Sem Miséria enquanto estratégia abrangente para a superação da extrema pobreza e de promover a articulação de políticas por meio do debate com a sociedade.
O evento será transmitido ao vivo pela TV NBR .
Experiências estaduais de superação da extrema pobreza são tema de seminário Encontro será em Brasília, nos dias 16 e 17. No evento, será lançado o site Brasil Sem Miséria no Seu Estado
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Distrito Federal realizam, nos dias 16 e 17 de setembro, o II Seminário Nacional sobre Pactuação Federativa no Brasil Sem Miséria. O encontro vai reunir representantes de governos estaduais e do DF para compartilhar experiências sobre ações e programas locais de superação da extrema pobreza, implantados em articulação com o plano do governo federal.
A cerimônia de abertura, no dia 16, terá a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Na ocasião, o MDS lançará o site Brasil Sem Miséria no Seu Estado, com informações específicas sobre as principais ações do Plano, em cada estado e no Distrito Federal.
Segundo o Secretário Extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Tiago Falcão, o nível de envolvimento dos estados e do DF no Brasil Sem Miséria é impressionante e animador. “O foco que eles estão dando no atendimento à população mais pobre é notório, tanto em termos de acesso a serviços quanto de inclusão produtiva e na área de renda. Cada um deles tem sua estratégia, mas todos trabalham com um mesmo objetivo, que é a superação da extrema pobreza no nosso país”.
A primeira edição do seminário ocorreu em 2012, no Rio de Janeiro, em parceria com o governo do estado. “O seminário de 2012 foi um sucesso, tanto que esta segunda edição foi uma demanda dos próprios estados, para dar continuidade à troca de experiências. O governo federal também aprende muito com as melhores práticas debatidas nesse evento”, completou o secretário Tiago Falcão.
Os debates serão organizados em mesas relacionadas a cada um dos eixos de atuação do Brasil Sem Miséria: garantia de renda, inclusão produtiva urbana e rural e acesso a serviços. Também haverá uma mesa sobre melhores práticas, em busca ativa. Em cada debate, três secretários estaduais apresentarão suas experiências, com a moderação de secretários nacionais do MDS. Tereza Campello e Marcelo Neri iniciarão os debates com o tema Dois anos superando a extrema pobreza.
SERVIÇO:II Seminário Nacional – Pactuação Federativa No Brasil Sem MisériaQuando: 16 e 17 de setembro de 2013 Onde: Auditório do Ministério das Comunicações – Esplanada dos Ministérios, Bloco R, subsolo Mais informações pelo e-mail marina.farias@mds.gov.br.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário